A especialista acredita que, manter essa dinâmica, é possível diminuir as chances de churn, que são as taxas de cancelamento, uma vez que eles já sabem pelo que estão pagando e entendem os benefícios. “O Canva, uma solução de design popular, é um bom exemplo. A versão gratuita dispõe de diversas funcionalidades e é muito útil, fazendo com que os usuários consigam desfrutar do produto e se interessem em pagar para ter acesso às demais ferramentas”, esclarece.
Ao adotar o freemium, a startup precisa estar disposta a ter uma parcela de usuários não pagantes e arcar com esse custo. “Isso precisa ser colocado na ponta do lápis antes da empresa adotar o modelo”, aconselha.
A especialista reforça que os clientes que já conhecem o produto têm mais chances de permanecerem por mais tempo na plataforma. “Além disso, eles enxergam o valor da solução e por isso costumam ser mais engajados, o que é muito positivo quando falamos de adoção de novas funcionalidades, menores taxas de churn e até mesmo na abertura de feedbacks sobre o produto”, finaliza.