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Marketing para Startups: Como planejar e por onde começar

Aprenda como fazer marketing para startups com as melhores estratégias e dicas práticas. Descubra como o marketing digital pode ajudar sua startup a crescer.
Marketing para Startups: Como planejar e por onde começar

Para empresas que desejam expandir, marketing deve ser parte indispensável do planejamento. E justamente por isso, hoje vamos falar sobre como criar um plano de marketing para startups com dicas práticas para implementação que vai te ajudar a levar seu negócio para outro nível.

Estratégias de marketing digital para startups

Quando falamos de estratégias de marketing, podemos abrir um leque imenso de possibilidades, mas vamos focar no modelo com mais fit para startups: o marketing digital. Como ferramenta de posicionamento, autoridade e principalmente geração de demanda, o marketing digital é ideal para startups por conta do baixo custo operacional e pela possibilidade de escala ágil.

Para começar a planejar uma estratégia de marketing para startup que realmente seja de sucesso, defina quais os objetivos que deseja alcançar. Por exemplo, se sua meta é geração de leads, construa sua estratégia baseada no funil de vendas e com métricas alinhadas a esse objetivo.  

Lembre-se que quando falamos de marketing digital estamos falando de um guarda-chuva de ações práticas e frentes de atuação. Garanta que seu plano inclua análises de SEO, conteúdos para redes sociais, cadências de email marketing e mídia paga. 

Todas essas frentes precisam se conversar para que a jornada do consumidor com sua marca seja consistente. Uma das estratégias mais utilizada e que comprovadamente traz resultados para startups é o marketing de conteúdo, e vamos falar mais a fundo desse método.

Marketing de conteúdo para startups

Marketing de conteúdo é uma estratégia para geração de demanda através de conteúdos relevantes para seu público, como blogposts, ebook, vídeos e posts em redes sociais. A principal diferença em comparação ao marketing tradicional é que o marketing de conteúdo não necessariamente vai falar sobre a sua marca, mas sim oferecer informações relevantes para o seu público.

Isso é uma estratégia para gerar autoridade no seu segmento e se posicionar como referência de mercado, construindo uma relação de confiança com seus leads e futuros clientes. Pensando marketing para startups essa é uma metodologia altamente eficaz, por justamente conversar muito bem com empresas inovadoras que precisam se provar para novos consumidores.

Aqui vão os passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente para sua startup:

Definição de público-alvo

A primeira coisa que você precisa saber antes de iniciar um planejamento de marketing de conteúdo eficiente, é definir para quem seu conteúdo será direcionado. Para responder essa pergunta, é preciso entender em conjunto com seu time comercial, diretoria e demais áreas qual o perfil de cliente que sua empresa busca. 

Ou seja, se o Ideal Customer Profile (ICP) da sua startup é o de um analista ou gerente de marketing, seu conteúdo precisa ser pensado e produzido para atrair esse perfil. Do contrário, você vai acabar gerando leads pouco qualificados, e para marketing de conteúdo nem sempre quantidade é equivalente a sucesso. 

Pesquisa de palavras-chave

Agora que você já sabe quem quer atrair com seu conteúdo, é preciso descobrir o quê eles geralmente buscam e quais tipos de informações são mais atrativas. Para isso, faça uma busca de palavras-chave para gerar uma lista de termos relevantes para o seu negócio e que vão te orientar na produção dos seus textos.

Uma boa pesquisa de palavras-chave é o segredo para uma estratégia de SEO de sucesso, que vai te ajudar a gerar tráfego orgânico e cada vez mais melhorar o ranqueamento dos seus conteúdos nos buscadores.

Ferramentas como Google Trends, SEMRush e Keywordtool.io vão te ajudar muito nesse processo. 

Criação de conteúdo relevante

Pode parecer óbvio, mas marketing de conteúdo exige que seu conteúdo seja relevante. Isso significa que você precisa produzir aquilo que seu público quer consumir e não o que você quer que ele queira. 

E quando falamos de marketing para startups isso fica ainda mais claro, afinal, com recursos iniciais limitados, não há possibilidade de perder tempo e dinheiro com conteúdos que não são atrativos ou que não vão ajudar na conversão de novos leads. 

Garanta que seus conteúdos sejam originais, bem escritos, de alta qualidade e com informações que realmente façam sentido e sejam aplicáveis à realidade do seu público.

Promoção de conteúdo

Com conteúdos prontos, o próximo desafio é fazer com que seus textos, ebooks e vídeos cheguem até seu público. Para materiais ricos como ebooks ou reports, por exemplo, é efetivo construir Landing Pages com formulários, assim você troca seu conteúdo por dados do usuário, que poderá utilizar para futuros contatos ou novas comunicações.

Os canais mais utilizados são blog, vídeos no Youtube, redes sociais, mídia paga, emails e portais de notícias. Avalie o quanto cada um faz sentido para sua startup e aloque recursos e esforços para garantir que os materiais cumpram seu objetivo inicial.

Análise de métricas

Por fim, após a distribuição dos seus conteúdos, acompanhe o desempenho de cada um em todos os canais. Entenda o quanto cada material está ajudando a converter leads, por exemplo, e aja rapidamente para aprimorar conteúdos com baixo desempenho.

Um bom exemplo são as cadências de emails de nutrição. Esses emails são disparados em automações e servem para distribuir conteúdos de marketing para leads que ainda não estão maduros o suficiente para efetivamente virar cliente da sua startup. Por se tratar de emails em fluxos, fica fácil acompanhar a performance de cada um e testar com certa frequência novos conteúdos, abordagens ou até mesmo imagens que levem o lead a levantar a mão para seu time de vendas.

De forma geral, fazer o planejamento de marketing para startups não é um bicho de sete cabeças. A grande diferença é que esse modelo de negócio exige muito mais critério para alocação de recursos e agilidade na tomada de decisão para garantir que o caminho escolhido é o que está trazendo o maior índice de retorno. 

Lembre-se que o resultado de ações de marketing não chegam do dia para a noite, mas com um bom planejamento e foco, seu time de marketing tem tudo para alcançar os resultados que você espera.

Aqui a sua startup é aprimorada com um método exclusivo que gera resultados incríveis

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