De acordo com Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e co-fundadora da Start Growth, empresa que cria máquinas de marketing e vendas para startups que desejam potencializar seu crescimento e performance, normalmente, o timing correto de investimento é quando a startup está indo para a etapa chamada “go to market”.
“Antes disso, ela está em um momento frágil para comprovar que a solução realmente será valorizada ou paga pelo mercado”, explica.
De acordo com a mentora, a empresa precisa avaliar alguns fatores como, por exemplo, se o que oferece tem um alto valor agregado e qual o ROI (Retorno sobre Investimento).
“Quando a startup consegue provar que tem índices positivos – o que é feito através do go to market através de testes e MVP – é possível comprovar de forma mais segura sua valuation. Ou seja, a startup comprovou a solução, está dentro de um mercado alvo sadio, grande e bom pagador, e consegue analisar em 360 graus aquele negócio”, afirma.
Ela ressalta que se a empresa precisa de dinheiro e o empreendedor, sem conseguir investir, vai para o mercado buscar investimento na fase inicial, ou seja, early stage, a valuation da startup ficará sempre comprometida porque a solução ainda é prematura:
“Buscar investimento sem a comprovação dos pontos mencionados pode não adiantar, pois a solução será avaliada de forma arriscada pelo investidor, já que a empresa ainda vai precisar de mais esforço e mais dinheiro para validação do negócio”.
Na fase “go to market”, porém, já tendo havido uma jornada grande de investimento próprio, a expectativa é que os investidores deem mais crédito à startup por ter conseguido caminhar os primeiros passos sozinha.
“Neste caso, o próprio empreendedor já colocou o que tinha naquele negócio, então confia nele e o risco de não dar certo é muito menor”, avalia a especialista.
Ela reforça que é importante entender que cada etapa de crescimento tem sua necessidade, como acelerar mais rápido, sair do vale da morte e sofrer menos com desgaste financeiro:
“Se a startup tem uma linha mais agressiva de crescimento, naturalmente mais investidores olham para ela, por isso, muitas vezes, é estratégico para a startup sair do vale da morte mais rapidamente com investimentos mais pesados por causa dessa necessidade. Mas tudo depende de cada negócio e cada etapa dele. O investimento pode ser estratégico ou não e cada startup precisa analisar se é o melhor momento de buscar dinheiro e se o público alvo e as estratégias já estão validadas”.
Para ela, algumas questões devem ser feitas antes de buscar investimento e colocar dinheiro pesado no marketing e atração de clientes:
“Isso vai criar uma linha de investimento acelerado para que em uma próxima série eu consiga mais investimento? Ou meu negócio ainda é imaturo porque testei poucas opções? Eu deveria testar mais alternativas? O fato é que existem muitas variáveis em jogo e só olhando para o negócio de maneira ampla e estratégica a startup pode saber em que momento buscar investimento”.