Empreender não é para qualquer um, e quando o assunto é startups, a sobrevivência do negócio é ainda mais crítica. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de 25% das startups morrem no primeiro ano, e 50% não passam do quarto ano de vida, ou seja, não superam o que chamamos de Vale da Morte. Vem entender o que é isso e como se preparar.
O "Vale da Morte" ou "Death Valley", é a fase do ciclo de vida de uma startup em que se enfrentam altos desafios financeiros, tornando a startup muito propensa ao fracasso. Podemos dizer que o vale da morte é quase um tudo ou nada, afinal, a alta criticidade desse período é o que vai determinar se o negócio vai ou não sobreviver.
A fase do vale da morte geralmente acontece após o primeiro investimento. Nessa etapa o produto já está desenvolvido, análises de mercado já foram feitas, a ideia validada com clientes, contudo a startup ainda não gera receita e lucro o bastante para se manter sozinha.
O que acontece é que nos primeiros estágios, a startup precisa de recursos para tracionar o produto, realizar testes e melhorias, trabalhar awareness e autoridade, e claro, construir a máquina de vendas. Pense que a partir da fase da ideia até efetivamente as vendas começarem, a startup está operando sem se sustentar, afinal, não tem dinheiro sendo gerado. E por isso o vale da morte é tão desafiador.
Antes de bater o desespero, tenha em mente que todo empreendedor passa pelo vale da morte ao começar uma startup. É um processo natural que faz parte do ciclo de amadurecimento do negócio. O segredo aqui é ter a capacidade racional e financeira para passar por essa fase de forma rápida e com a menor quantidade de riscos possível.
O vale da morte vem e não tem como fugir. Para não entrar para as estatísticas de insucesso, é preciso saber como se preparar tanto financeiramente como psicologicamente. Esteja ciente de que este momento de crescimento da sua startup vai exigir muito trabalho, dedicação e resiliência.
Entenda o vale da morte como o motor que você precisa para crescer exponencialmente, então tire proveito ao máximo dessa fase, especialmente se tratando de aprender sobre o mercado e aprimorar seu produto.
Lembre que não é possível fazer tudo sozinho, então seja seletivo e traga para perto pessoas que vão realmente te ajudar a fazer acontecer. Isso vai te ajudar a ter uma melhor visão e foco do que precisa ser feito e decidir como dividir a execução de cada parte do projeto.
Além disso, antes de começar a empreender, garanta que você tem recursos para dar o pontapé inicial e aliviar os furos financeiros que virão. É de extrema importância ter um plano B ou C para caso as coisas não saiam como planejado, e considere que esse é um cenário muito possível no mundo das startups.
Uma vez no vale da morte, seu maior objetivo é conseguir fazer a travessia da forma mais rápida e inteligente possível. Essa é a fase da ideação e da busca pelo market fit do produto, e quanto mais acelerada essa validação, melhor. Coloque sua melhor skin de negociação pra jogo e busque parceiros que possam te ajudar nesse início de operação com contrapartidas não financeiras.
Procure por algum cliente expressivo que esteja disposto a aprender contigo e que te ajude a validar hipóteses em busca do market fit. Se for uma empresa conhecida no seu nicho de mercado, melhor ainda. Use essa parceria para gerar autoridade e trabalhar a confiança de possíveis novos clientes.
Como contrapartida, ofereça seu produto por um valor bem abaixo do mercado ou até mesmo de graça se possível. O objetivo aqui é a sobrevivência a longo prazo, não esqueça.
A fase do vale da morte pode ser assustadora para os com pouca experiência, ainda mais com o cenário de recursos limitados. Então por que não procurar quem já passou por isso e sabe como ajudar? Divida o risco!
Procure por aceleradoras que estejam alinhadas com sua ideia e que já possuam conhecimento do seu nicho. Uma aceleradora vai te ajudar com injeção de capital e principalmente na estruturação da operação, te dando as orientações necessárias para construir sua máquina de vendas.
Aqui na Start Growth, por exemplo, nosso modelo de aceleração chamado Start Growth Method conta com uma estratégia mais mão na massa, em que nos envolvemos no dia a dia da operação, e nossos aportados contam com mentorias e networking valioso com o ecossistema. Conte com a gente para te ajudar a superar o vale da morte e fazer sua startup alcançar o próximo nível.