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MVP: O que é e como construir um na sua startup

Aprenda o que é um MVP (Minimum Viable Product), e saiba como criar um MVP de sucesso em 5 etapas simples para sua startup.
MVP: O que é e como construir um na sua startup

Quando o assunto é startup, velocidade e celeridade são fundamentais para deslanchar sua ideia inovadora e ganhar vantagens competitivas. Para isso, é importante focar no essencial do seu produto e se você não sabe por onde começar, apostar em um MVP é a estratégia ideal. Neste artigo, vamos contar o que é MVP, como construir um na sua startup e te ajudar com os primeiros passos.

O que é MVP

MVP é um termo acrônimo para Minimum Viable Product, que em português significa Produto Mínimo Viável. O MVP é uma estratégia muito utilizada em startups que buscam validar ideias de negócio antes de fazer grandes investimentos financeiros no desenvolvimento do produto final.

Ou seja, o MVP é uma versão enxuta de um produto ou serviço, com apenas as funcionalidades fundamentais para resolver uma dor do usuário. Isso porque nem sempre o produto final é essencialmente necessário para o usuário. Investir em um MVP te fará economizar tempo e dinheiro valiosos para o crescimento da sua startup. 

O objetivo de um MVP é testar e validar uma hipótese de forma rápida e mais barata, dando o direcionamento correto para o futuro desenvolvimento do produto. 

A criação de um MVP envolve entender exatamente o que seus usuários buscam resolver com sua solução para daí sim desenvolver as funcionalidades base do produto. Para isso é preciso coletar feedbacks, realizar entrevistas, avaliar demandas de mercado e entender se a ideia realmente é relevante. Ter esse tipo de informação vai te ajudar a reduzir riscos e acelerar o sucesso do seu produto.

Como criar um MVP

Criar um MVP não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário, essa será a versão mais simples do seu produto. O segredo aqui é ter as informações suficientes para construir o modelo do produto e ter clareza do que você busca validar com este MVP. 

Defina o problema e as hipóteses

Para validar um MVP, primeiro você precisa entender exatamente o que está buscando resolver com essa solução. Caso contrário irá desperdiçar tempo e recursos preciosos da sua startup. As hipóteses precisam estar alinhadas com as expectativas e objetivos do seu negócio. 

Por exemplo, se sua startup é um SaaS de automações e você pretende expandir negócios com um novo canal, busque entender se esse é um canal relevante para o seu público atual e se sim, o quanto estão dispostos a pagar por essa funcionalidade nova. Nessa etapa é indispensável realizar pesquisas qualitativas e quantitativas com sua base ou futuros clientes.

Identifique as funcionalidades essenciais

Com o problema e as hipóteses definidos, agora você precisa mapear as funcionalidades fundamentais que fazem com que seu produto efetivamente resolva o problema dos seus usuários. E é importante não se apegar, seja criterioso e selecione somente as features que são realmente indispensáveis na utilização da sua ferramenta ou serviço.

Crie um protótipo

Após o mapeamento das funcionalidades, o próximo passo é a criação do protótipo. O segredo para um bom MVP é fazer apenas o mínimo para que o produto prove seu valor para seus usuários. Não precisa se apegar a uma construção perfeita ou completa, o objetivo aqui é desenvolver um produto funcional o bastante para que o usuário entenda como utilizar e que seu problema seja resolvido. 

Aposte em sistemas simples, vídeos e até mesmo processos manuais, o importante aqui é ter o suficiente para validar sua ideia.

Teste o protótipo

E a cereja do bolo é a fase de validação do MVP. Nessa etapa você vai avaliar se a hipótese realmente tem aderência ao público e se seu produto ou serviço tem potencial para evoluir como um produto final. E aqui é importante dizer que tudo pode acontecer nesta fase, inclusive o produto não ser uma boa ideia, seu papel aqui é estar aberto para qualquer resultado de validação.

Vantagens do MVP para startups

Reduz o risco de investimento

O MVP é um grande aliado quando falamos de risco de investimento, pois as startups conseguem validar a ideia antes de efetivamente injetar montantes financeiros no produto. Seguir a estratégia de MVP ajuda a potencializar as taxas de sucesso do seu produto ou serviço.

Coleta de feedback

Um dos recursos mais valiosos para startups em early stages é o feedback dos clientes. Com esse tipo de informação em mãos você consegue traçar caminhos mais certeiros para o desenvolvimento da sua startup. O MVP é uma fonte muito rica para extrair feedbacks dos usuários, pois ao usar somente as funcionalidades básicas do produto, estes terão muitos pontos de melhoria a serem listados. Utilize essas informações para priorizar backlog e até mesmo ajustar planos e pacotes do seu produto.

Acelera o processo de desenvolvimento

Manter o foco nas funcionalidades principais do produto ajuda a organizar as demandas do seu time de desenvolvimento e priorizar o que realmente importa para fazer seu negócio ir mais longe. O MVP te ajuda a dar celeridade nesse processo, além de manter um backlog organizado e com melhorias que realmente vão fazer a diferença para os usuários.

Antes de efetivamente colocar seu produto para rodar, aposte em um MVP para validar sua ideia e te ajudar a entender o comportamento e necessidades dos seus clientes, com menos risco e mais direcionamento. É com esse primeiro grande passo que seu produto vai alcançar os patamares de sucesso que você almeja.

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