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O que é growth hacking e como aplicar na sua empresa

Aprenda o que é growth hacking e descubra as melhores estratégias para aplicar em sua empresa. Saiba por onde começar seu plano de Growth Hacking.
O que é growth hacking e como aplicar na sua empresa

Se você está no processo de entender como aprimorar os processos da sua startup e encontrar os melhores caminhos para crescer, growth hacking é o tópico para você. Vamos falar sobre as melhores práticas, tirar suas dúvidas e ensinar como aplicar growth hacking na sua startup.

O que é Growth Hacking

Growth hacking é uma metodologia de crescimento utilizada por empresas que buscam escalar rapidamente. Na prática são estratégias utilizadas para encontrar esses "atalhos" e resolução de gargalos que impactam nos resultados de vendas.

Para aplicar essas estratégias, o growth hacking se baseia em muitos testes e experimentos, buscando encontrar essas oportunidades de verdadeiros saltos nas métricas de crescimento. 

Esse modelo de se trabalhar estratégias de growth anda de forma paralela às necessidades de rápida evolução e tracionamento das startups, afinal, são modelos de negócio que exigem resultados rápidos e comprovações de escalabilidade em curto espaço de tempo. 

Vale destacar que, apesar da busca pelo crescimento acelerado, o growth hacking também tem por objetivo que essa tração aconteça de forma sustentável. 

Com certeza você já deve ter visto por aí muitas promessas de crescimento irreais (e definitivamente inalcançáveis) empacotadas e vendidas como growth hacking. Mas isso está bem longe do que realmente é essa forma de estruturar as estratégias de evolução de um negócio.

Montar uma lógica de growth hacking não precisa ser algo de outro mundo, basta criar uma linha consistente e pé no chão. A ideia por trás da metodologia é na verdade bem simples:

  • Mapear as etapas do processo e identificar gargalos
  • Focar nos problemas que precisam ser resolvidos
  • Propor hipóteses 
  • Aplicar e testar as ideias levantadas
  • Acompanhar e medir resultados
  • Utilizar e implementar os aprendizados

Dentre todos os passos do growth hacking, a parte mais desafiadora é manter a consistência e disciplina. Essa forma de se pensar exige do growth hacker uma excelente capacidade de análise e adaptação, buscando sempre as melhores aplicações dos resultados encontrados, combinando diferentes estratégias de marketing, análise de dados e conhecimento técnico do produto.

Marketing Digital vs Growth Hacking

Antes de compararmos Marketing Digital e Growth Hacking, vamos elaborar melhor esses conceitos. 

O Marketing digital, em sua essência, compõe diversas estratégias de marketing aplicadas no mundo digital, entre elas, inbound marketing e SEO, marketing de conteúdo, ações de email marketing, anúncios online e social media. De forma abrangente, o objetivo principal do marketing digital é melhorar métricas de geração de leads, branding e awareness.

O Growth Hacking, por sua vez, é uma forma de se pensar que permite o crescimento acelerado de empresas, muitas vezes fazendo, inclusive, uso de estratégias de marketing digital. Para além das métricas de leads, o Growth hacking vai se preocupar com todos os números referentes ao crescimento do funil de vendas e retenção de clientes, buscando as melhores oportunidades de melhoria com menor custo.

Além das métricas, o que mais difere um campo do outro é que o growth hacking oferece mais espaço para testes e exige ajustes de caminho mais rápidos, sempre buscando mover o ponteiro para o lado certo.

Já deu pra entender que Marketing digital e Growth hacking não são estratégias rivais, mas sim formas complementares de se trabalhar com eficiência. 

Como implementar growth hacking em sua startup

Assim como para marketing e vendas, o growth hacking também possui um funil especialmente desenhado para atender seus objetivos. O modelo mais utilizado é o AARRR, também conhecido como funil pirata. Os estágios que compõem esse modelo são: Aquisição, Ativação, Retenção, Receita e Referral.

Diferente do marketing digital, cada uma dessas etapas se refere a um momento do cliente com sua empresa, indo além das fases exclusivamente de marketing e vendas. E para começar a aplicar growth hacking na sua startup, é importante fazer o mapeamento dos processos em todas as áreas de impacto no crescimento.

Durante esse processo de análise, leve em consideração todas as frentes do negócio que se relacionam com prospects e clientes. Por exemplo, usabilidade do site, logística, pós-vendas, pitch, tickets de reclamações e sites de reviews. Tudo que pode afetar o sucesso de vendas precisa ser incluído. 

Após o mapeamento, faça as duas seguintes perguntas:

  • Onde posso melhorar?
  • O que ainda preciso começar?

A primeira pergunta é referente aos "improvements" que podem ser feitos em processos existentes. Aqui você tem espaço para testar hipóteses e implementar pequenas modificações.

Já a segunda pergunta vai te levar a pensar em processos básicos e comumente aplicados pelo mercado mas que por algum motivo ainda não estão sendo utilizados na sua empresa. É fazer o básico, começar de algum lugar, pra daí ter algo a ser melhorado.

Se você está começando agora no mundo do growth hacking, a sugestão é priorizar a segunda pergunta. Fazer o mínimo já é fazer algo, e na maioria das vezes o impacto gerado é mais visível e traz retornos mais rápidos.

O segredo do sucesso para uma boa estratégia de growth hacking é agir com velocidade em cima do que não está funcionando. Levante hipóteses, teste, gerencie os resultados e escale as técnicas com melhor performance. Agora que você já sabe os primeiros passos, o resto do caminho é fácil de trilhar. 

Aqui a sua startup é aprimorada com um método exclusivo que gera resultados incríveis

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