Um MVP, ou produto mínimo viável, é mais que uma maneira de testar e validar o seu produto SaaS com redução de custos, e sim uma forma de implementar um produto que - em menor proporção e com estrutura mais básica-, atenda desde o início os objetivos e solicitações do seu cliente, desta forma, validando o seu modelo de negócio.
O startupeiro que visa crescimento exponencial, não tem tempo e recursos a queimar, então fazer testes com MVPs é uma maneira de não investir na ideação errada; e inclusive uma forma de provar para o seu investidor que a sua solução tem tração de mercado e boa aceitação do público.
MVP, então, é basicamente uma prévia do produto final, lançado para testar a temperatura do mercado, mensurar e aplicar ajustes. Mas não se engane, ele não serve como protótipo para experimentação de usuários beta que não pagam, é essencial que seu MVP tenha clientes pagantes. Seu objetivo é vender esse produto desde já.
Nós da Start Growth já vimos apresentações de um MVP feito em um PowerPoint não muito complexo, que conquistou um fundo de investimento próprio com uma facilidade assustadora. Por esse e outros exemplos, somos fãs declarados de um bom MVP.
O MPV do aplicativo da Uber, por exemplo, era uma lista de um pequeno grupo de passageiros de São Francisco, para caronas em carros de luxo. O aplicativo só funcionava em iOS e o pagamento era feito no cartão de crédito. O teste foi bem-sucedido e o produto evoluiu para outras cidades, focando em motoristas que buscavam uma renda extra e qualquer passageiro que precisasse se locomover. Hoje, aqui no Brasil, os Ubers tem seu próprio CNPJ e ser motorista de aplicativo é uma profissão.
Aqui no blog da Start Growth você já aprendeu o que é e como criar um MVP na sua startup, agora é a hora de estruturarmos como se dá o lançamento e escala de um Mínimo Produto Viável.
Ok, entendemos que o MVP é a sua melhor alternativa na hora de saber se o seu produto será bem recebido. Seu software depende da aceitação do seu público alvo e dos feedbacks desses usuários para ser aprovado e passar por evolução, e aqui vão alguns conselhos da Start Growth para você considerar ao lançar e escalar o seu MVP de SaaS, até chegar na versão definitiva desse produto:
Estude o cenário do nicho em que sua solução irá adentrar: quais são as tendências que admira? E as tendências que não concorda? Como sua solução irá penetrar esse mercado e se destacar? Quem são seus concorrentes diretos e indiretos? Onde está o foco da dor do seu público alvo e como o seu produto pode atender essa parcela de mercado com eficiência?
Identifique o público-alvo específico para o qual o seu SaaS é direcionado. Compreenda as necessidades e dores exclusivas desse grupo, já que o foco é garantir que o seu MVP resolva problemas reais e seja atraente para os usuários. Se a sua solução for bem nichada, recomendamos inclusive que você desenhe uma persona, ela te dará clareza de com quem vocês estão falando.
Mantenha o seu MVP enxuto e foque nas funcionalidades essenciais que atendam às necessidades básicas do usuário. Evite recursos complexos que não sejam críticos para a versão inicial e que não façam parte do seu core Business. Sua maior tentação será complicar a formulação do seu produto. Respire, dê dois passos atrás e lance o melhor MVP que puder, com o menor tempo possível. Agora não é o momento de se desgastar e delongar com ideias não validadas.
Lançar um MVP não é o fim, e sim o começo do ciclo de melhorias do seu produto ou serviço. Estabeleça canais eficazes para coletar feedback dos usuários e ouvidoria. Utilize ferramentas de pesquisas e análise de dados para entender como os usuários estão interagindo com o produto. Se o sucesso do cliente for o foco da sua solução, sua startup receberá insights preciosos ao observar como seu público alvo utiliza seu MVP.
Com base nos feedbacks, itere rapidamente sobre o MVP. Priorize as correções e melhorias mais impactantes e implemente atualizações frequentes. A agilidade é crucial para manter a relevância do produto, e consequentemente, diminuir o churn rate.
Planeje cuidadosamente o lançamento do seu MVP. Crie uma estratégia de marketing e vendas que destaque os benefícios-chave do seu SaaS. Considere oferecer descontos ou benefícios exclusivos para os primeiros usuários, incentivando a admissão inicial.
Utilize as mídias sociais e o marketing de conteúdo para criar conscientização sobre o seu SaaS. Fale diretamente com sua persona, demonstre como o seu produto resolve problemas específicos e crie uma comunidade entorno da sua nova marca. E como estamos falando de conscientização e topo de funil, os anúncios pagos é o caminho mais ágil para atrair alcance.
Antes do lançamento amplo, considere realizar testes piloto com um grupo seleto de usuários-chave. Isso proporcionará insights valiosos e permitirá ajustes finos antes do Go to market.
Certifique-se de que o seu SaaS seja exatamente o que a publicidade dele garantiu que era. Que seja seguro e tenha um desempenho eficiente. A confiança dos usuários é crucial, e problemas de segurança ou lentidão podem prejudicar a reputação do produto.
Antes de escalar, defina uma estratégia de preços que seja atrativa para os clientes e sustentável para o crescimento do negócio. Considere modelos de preços escaláveis à medida que mais recursos são adicionados. Se você já iniciar no mercado com o preço limite que pode cobrar, não poderá incluir ações de upssel e cross-sell na sua estratégia de vendas, por exemplo.
Ao começar a escalar, faça isso gradualmente. Monitore cuidadosamente o desempenho do sistema, a satisfação do cliente e o feedback durante cada fase de crescimento. E, principalmente, certifique-se que você tem estrutura para escalar, para não colocar todo o desenvolvimento da sua startup a perder.
Esteja atento às tendências do mercado e às mudanças nas necessidades dos usuários. O ritmo do mercado SaaS é híper dinâmico, e para ser escalonável uma startup precisa ter a capacidade de adaptar-se rapidamente a essas mudanças e às exigências dos seus clientes ideais.
Explore parcerias estratégicas que possam ampliar sua base de usuários. Isso pode incluir integrações com outras ferramentas ou colaborações com empresas complementares. Não recomendamos que sua startup perca energia e dinheiro desenvolvendo uma atualização ou ferramenta que outra startup amiga já o faça com maestria. Unir forças pode ser uma ótima alternativa para ambas as partes.
Essas são as práticas mais básicas que você, startupeiro, pode seguir na hora de lançar e escalar o seu MVP de SaaS com assertividade. O sucesso desse e qualquer produto que desenvolver, vai sempre depender da capacidade de ouvir e entender a mente dos usuários, da sua habilidade de adaptar-se às mudanças e de oferecer um produto que continue a agregar valor ao longo do tempo.