Para empreendedores com vontade de mudar o mundo, ter uma ideia inovadora é a parte fácil. Para além de arriscar um novo produto ou serviço, os empreendedores precisam saber como traduzir e vender o projeto para o mercado. E pra te ajudar nisso, vamos falar sobre como montar um Pitch Deck perfeito para investidores.
O Pitch Deck é uma apresentação direta e curta da visão geral da sua empresa, que conta a história do seu negócio, o objetivo do seu produto e detalhes sobre o momento e estratégias de negócio da empresa, geralmente para atrair investidores ou até mesmo entrar em programas de aceleração.
Pode parecer óbvio, mas saber comunicar o que sua empresa faz com clareza e objetividade é o ponto chave que diferencia entre um potencial investidor comprado com sua ideia e uma reunião sem retorno. E sabemos que, em um mundo onde startups precisam de suporte financeiro para escalar, o segundo cenário não é o desejável.
Ter um Pitch Deck bem montado é o que abre portas para negócios em estágios de crescimento. São os detalhes e a construção da narrativa que garantem uma apresentação coesa, com respostas objetivas e que gere interesse dos ouvintes.
E é por isso que você precisa saber como montar um Pitch Deck vencedor.
Sendo sócio de um negócio, criar um Pitch Deck somente incluindo todas as informações que você tem sobre a empresa em uma apresentação pode parecer fácil. Mas o que torna um Pitch Deck realmente interessante é saber criar um storytelling envolvente e que destaque os pontos principais do projeto.
Antes de colocar a mão na massa, construa um roteiro do que você quer contar, reflita sobre a jornada da sua empresa até o momento e tenha clareza do propósito deste Pitch Deck. Ao fazer uma apresentação para um possível investidor, lembre-se que você está vendendo também uma promessa, um objetivo em comum, e o outro lado precisa confiar no seu olhar direcionado e comprometido.
Por exemplo, se você está nas fases iniciais e procura por aceleradoras de empresas, seu pitch deck precisa ser pensado para criar confiança em um produto ainda em desenvolvimento e definição de marketing fit. Se o foco é uma rodada de investimento mais avançada, com produto já escalado, trazer números já conquistados como prova real é um bom caminho.
É muito fácil se perder construindo esse tipo de material e acabar colocando informação demais, então escolha bem o que incluir. Tenha em mente que apresentações para investidores são curtas e todo tempo precisa ser usado com sabedoria. Uma dica valiosa é consolidar todo o conteúdo do seu Pitch Deck entre 10 - 15 slides.
Em uma frase, o que sua startup entrega? Gaste tempo pensando nessa frase e refine ao máximo até chegar no que chamamos de proposta de valor. Seu pitch deck precisa apresentar com clareza porquê o investidor deveria escolher o seu negócio para aportar.
Investidores assistem inúmeras apresentações e conhecem diversos empreendedores que prometem ideias revolucionárias. Inclua no pitch deck seus diferenciais e use esse momento para se destacar em meio ao oceano de possibilidades de investimentos em que os investidores se encontram.
Separamos aqui dicas do que você precisa incluir nos slides do seu pitch deck. Lembre-se que esses tópicos precisam conversar entre si de forma fluída, em uma narrativa contínua que precisa de começo, meio e fim, e como toda boa história, precisa ser bem contada.
O primeiro slide do seu pitch deck precisa resumir tudo que sua startup entrega. Lembra que falamos daquela frase única que resume sua proposta de valor? Use-a para abrir sua apresentação.
No pitch deck utilizado pelo AirBnb, por exemplo, a proposta de valor é clara: "Book rooms with locals, rather them hotels", ou em tradução livre, "Reserve quartos com moradores locais, ao invés de hotéis".
Esse é o momento para conquistar sua audiência e garantir uma boa primeira impressão. Faça com que eles queiram continuar te ouvindo.
Qual é o problema que sua startup resolve? A resposta dessa pergunta precisa estar na ponta da língua, e claro, no seu pitch deck. Aqui você vai apresentar em dois ou três tópicos os gaps de mercado que você identificou ao mapear seu público-alvo.
O texto precisa ser simples, fácil de entender e também fácil de acompanhar. Pense nesse slide como um slide de transição, em que você destaca o problema e em seguida apresenta a solução. Portanto, precisa ser cativante e fazer com que sua audiência entenda qual caminho você está seguindo.
Seguindo a narrativa, aqui é a hora de mostrar para os investidores quais soluções inovadoras sua startup se propõe a entregar. Lembre que você precisa propor soluções para todos os problemas descritos no slide anterior do pitch deck, ou explicar a escolha de seguir resolvendo somente parte dos problemas mapeados.
Nesse momento é importante mostrar para sua audiência que você e seu time entendem a fundo o mercado, os problemas existentes, e que estão comprometidos com a solução proposta.
Use esta etapa da apresentação para justificar a escolha desse caminho e o porquê de esta ser a melhor alternativa. Não se preocupe em colocar essa justificativa no conteúdo do pitch deck, guarde para o roteiro da sua apresentação.
Para este slide do pitch deck a palavra-chave é dados. Aqui você vai apresentar o mapeamento realizado descrevendo qual o potencial de mercado que você pretende alcançar.
Esse slide é fundamental para oferecer aos investidores uma previsão de ROI, além de indicadores de risco. Em outras palavras, é um dos principais fatores de convencimento se eles devem ou não colocar dinheiro na sua ideia.
Inclua também quais são os objetivos de crescimento, projeções e os próximos passos que você planeja para a startup nos próximos anos.
Aqui você vai apresentar o seu produto. Simples assim. O segredo nessa etapa é escolher bem o que e como você vai incluir seu produto no pitch deck.
Por exemplo, se seu produto é um aplicativo ou um software, inclua prints das telas principais, que resumam como seu produto vai resolver o problema apresentado. Não se preocupe em mostrar absolutamente todos os detalhes, neste momento é mais importante entender como o sistema funciona e a qualidade do desempenho.
Uma outra sugestão é incluir vídeos de demonstração do produto ou até mesmo realizar uma demonstração ao vivo. O cuidado aqui é não gastar tempo demais nessa fase da apresentação e acabar perdendo a atenção dos ouvintes.
Com produto, problema e solução apresentados, é a hora de trazer para mesa o modelo de negócios proposto.
Faça com que esse slide seja de fácil compreensão e sem conteúdos ou números pouco relevantes que possam desviar o foco, afinal, os investidores precisam entender como sua empresa vai se manter financeiramente saudável e fazer a máquina de vendas rodar.
Se seu negócio cobra fee, por exemplo, inclua no pitch deck um exemplo de quanto você prevê de ARR considerando o mercado mapeado e a taxa de cobrança. Se sua estratégia de negócio é um modelo freemium ou PLG, inclua a projeção esperada para clientes pagantes em determinado tempo.
Nesse slide do pitch deck você vai mostrar o que te diferencia dos competidores. Evite somente descrever uma lista de empresas que entregam soluções semelhantes, isso diz muito pouco sobre seus diferenciais competitivos.
Aborde pontos relevantes como preço, qualidade, inovação e tempo de entrega da solução, por exemplo. Uma dica é se basear nos problemas mapeados para destacar suas forças em comparação aos produtos de concorrentes, até mesmo utilizando matrizes ou gráficos.
Para os investidores é fundamental confiar que você sabe cuidar da saúde financeira da sua startup. E, vamos ser sinceros, as cifras são as mais esperadas durante toda a apresentação.
No pitch deck inclua o cenário atual de gastos e caixa da sua empresa, além da projeção de crescimento para os próximos, pelo menos, três anos. Lembre de incluir detalhes como gastos com time, equipamentos, sistemas e operação.
Se sua empresa já tiver recebido algum aporte, traga isso para a apresentação e apresente o plano financeiro para este dinheiro.
Ao final da apresentação você vai amarrar todas as pontas da história que contou até aqui. Utilize os slides finais do pitch deck para deixar claro para os investidores o que você está buscando.
Evite slides do tipo "Queremos que você invista X milhões", sem contexto ou direcionamento. A essa altura da apresentação você precisa que os investidores não só acreditem na ideia mas também confiem que você e sua equipa são capazes de executar o prometido. Afinal, é o dinheiro deles que vai estar em jogo.
Além de valores, apresente também o que você pretende fazer com o investimento, por quanto tempo e qual o retorno que seus futuros investidores parceiros podem esperar.
Tenha em mente que nem sempre a primeira reunião com os investidores é a que vai definir se o investimento vai ou não ser feito, mas uma apresentação bem feita e um pitch deck bem construído é o que vai traçar os próximos passos dessa relação.