Blog

Diversidade em startups: Como trabalhar a favor do seu negócio

Descubra em nosso post boas práticas sobre diversidade e inclusão e também como trabalhar públicos diversos. Saiba mais agora!
Diversidade em startups: Como trabalhar a favor do seu negócio

O princípio básico de uma startup é ser inovadora e acatar rápidas mudanças e demandas de mercado, especialmente dos consumidores. Em um contexto de mundo cada vez mais diverso, é indispensável que startups que queiram escalar adotem abordagens inclusivas. Vem entender com a gente como a diversidade pode ser um fator decisivo no sucesso do seu negócio.

Como atender um público cada vez mais diverso

Quando falamos de diversidade em startups, estamos falando de grupos com características e necessidades distintas, que reflete diretamente na forma como essas pessoas se relacionam com as marcas e empresas. E é por isso que as startups precisam estar atentas às particularidades de seus consumidores e aplicar ações de diversidade na prática.

Entenda seu público

Para atender as necessidades do seu público e levando em conta a diversidade dos grupos, é indispensável entender e analisar suas características e hábitos de consumo. A chave nesse processo é não pressupor coisas sobre grupos das quais você não faz parte. Por exemplo, quando falamos de grupos minorizados, é importante entender as necessidades, desejos e desafios de forma direta, ou seja, relatadas por pessoas que componham esses grupos. Isso elimina vieses e possíveis estereótipos.

Realize pesquisas qualitativas, faça entrevistas ou até mesmo analise os dados da sua base, isso vai te dar insumos suficientes para construir um perfil completo de quem é seu público e de quais formas sua startup pode criar relações valiosas com esses consumidores.

Construa um time diverso

Para evitar que as estratégias da sua startup sejam construídas de forma equivocada para grupos diversos, é fundamental que sua própria equipe contemple a diversidade. Isso faz com que a visão coletiva da sua startup agregue diferentes experiências, pontos de vista, ideias e percepções. 

Se você pretende alcançar uma evolução contínua do seu negócio, buscando se manter relevante e inovador, invista em diversidade na sua equipe. É esse tipo de ação que vai trazer novas ideias e soluções verdadeiramente disruptivas para seus clientes e para o seu negócio.

Invista em produtos inclusivos

Para além de entender seu público, seus clientes também precisam perceber a diversidade e inclusão aplicadas nos produtos ou serviços da sua startup. E esse tipo de ação é percebida nos detalhes, ou seja, com poucas adaptações e mudanças já é possível um impacto muito positivo em termos de inclusão.

Adicionar recursos de acessibilidade ou campos de dados com opções diversas de gênero são exemplos factíveis de ações em prol da diversidade no seu produto. O Facebook, por exemplo, levou sete anos para adicionar a opção de status de relacionamento para casais homoafetivos. Sua startup não precisa esperar tudo isso para fazer mudanças simples, mas muito significativas para seus consumidores. 

Benefícios de estratégias de diversidade em startups

Apostar em diversidade na sua startup é altamente benéfico a médio e longo prazo, especialmente quando o assunto é inovação. Confira alguns motivos:

Criatividade e inovação

Equipes diversas tendem a ser mais inovadoras e com um leque maior de possibilidades de soluções de problemas, afinal de contas, quanto mais olhares e experiências de vida diversificadas, mais perspectivas e ideias. 

Vale lembrar que criatividade e inovação são vantagens competitivas muito valiosas no cenário de startups, que está sempre mudando e com um nível de dinamismo muito alto. Use isso a favor do seu negócio, construa times com bagagens heterogêneas e que possam contribuir com o desenvolvimento do seu negócio. 

Reconhecimento de marca

Além do produto em si, as empresas também precisam criar relacionamentos reais com seus clientes, especialmente em um contexto de mercado customer centric. Isso é, se sua marca tem uma reputação ruim, a probabilidade de clientes quererem se relacionar contigo diminui. 

Valorizar a diversidade é uma forma genuína de criar uma boa reputação e de identificação dos seus clientes com sua marca. Esse é um tipo de estratégia que impacta diretamente nos índices de fidelização e engajamento dos clientes com sua empresa.

Engajamento de equipes

Pessoas se sentem mais valorizadas e reconhecidas quando a empresa em que trabalham reconhece suas particularidades e necessidades. Quando o ambiente de trabalho é mais aberto e receptivo em termos de respeito e diversidade, as pessoas tendem a se sentir mais produtivas e motivadas.

Investimentos

Por fim, não podemos deixar de lado o fator investimento quando o assunto é diversidade em startups. Fundos e investidores estão exigindo cada vez mais que as startups investidas construam e apliquem políticas de diversidade, afinal de contas, essa é uma cobrança geral do mercado.

Garanta que as políticas de diversidade da sua startup sejam reais e não só para investidor ver, pois essas boas práticas precisam se sustentar a longo prazo e refletir diretamente na sua operação. 

Diversidade não deve ser tratada apenas como um "tópico do momento", mas sim com a seriedade necessária de quem se preocupa em construir relações reais e produtos significativos.

Aqui a sua startup é aprimorada com um método exclusivo que gera resultados incríveis

Posts relacionados com a categoria:

Blog

Para startups, investidores, aceleradoras e outras empresas do ecossistema de startups.

De zero a herói: Como transformar sua equipe de vendas em uma máquina de crescimento

Aprenda as melhores técnicas de vendas com nosso curso e treinamento de vendas eficaz. Melhore sua equipe e aumente as vendas.
Leia mais

Como aceleradoras podem ajudar a escalar sua startup SaaS

Saiba como uma aceleradora de startups SaaS pode ajudar sua empresa a crescer e se estabelecer no mercado de forma consolidada.
Leia mais

Habilidades essenciais para um vendedor bem sucedido em startups

Segundo cofundadora da Start Growth, é preciso inicialmente buscar alguém que esteja alinhado com os valores da empresa.
Leia mais