Um total de 41% das startups brasileiras não recebem nenhum tipo de investimento. É o que revela a pesquisa recente do MIT Technology Review Brasil, realizada em parceria com o Google Cloud.
De acordo com o levantamento, a obtenção de recursos financeiros foi a dificuldade mais citada por 38,46% dos fundadores das startups entrevistados em meio ao universo de 100 respostas de empreendedores brasileiros.
Para Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Goowth, empresa que cria máquinas de marketing e vendas para startups que desejam potencializar seu crescimento e performance, “startups normalmente precisam de investimento para crescer e a falta dele é realmente um dos grandes problemas para quem está empreendendo no setor”.
“Por essa razão é preciso, inicialmente, avaliar o timing para ir atrás de investimento. O momento ideal é quando a startup está indo para a etapa chamada “go to market”, pois, antes disso, ela está em um momento frágil para comprovar que a solução realmente será valorizada ou paga pelo mercado”, esclarece.
E complementa:
“A empresa precisa avaliar se o que oferece tem um alto valor agregado, qual o ROI (Retorno sobre Investimento) e outros índices positivos. Isso é feito através do go to market por meio de testes e MVP. Buscar investimento sem a comprovação desses pontos pode não adiantar, pois a solução será avaliada de forma arriscada pelo investidor, já que a empresa ainda vai precisar de mais esforço e mais dinheiro para validação do negócio”, diz.
Marilucia também ressalta que é necessário ter resiliência e obstinação para que o negócio tenha sucesso.